Versão OriginalMenu
Da redação | 3 de Junho de 2017 - 18:15:00

Animais agora podem circular em parque fora da época de exposição

Acrissul prepara abertura de escola de esportes equestres

A diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) ganhou a permissão da Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro) para que animais possam circular pelo Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, sem precisar aguardar o período de exposição.

A entidade conquistou a regulamentação do cadastro de Inspeção Sanitária (IS) pela portaria IAGRO/MS nº 3561. No parecer técnico emitido pela Iagro, consta que “não há qualquer impedimento legal e técnico que proíba a regularização do estoque de animais em recintos de aglomeração”.

Conforme a Acrissul, a  decisão é histórica. “Isso nunca foi conseguido pela Acrissul. Agora nós temos a liberdade de movimentação de animais com total autonomia. Podemos ter escola de esportes equestres, além de fazer movimentação de gado”, explica Jonatan Barbosa, presidente da entidade.

De acordo com o parecer técnico, o produtor interessado deverá cumprir todos os requisitos para abertura da ficha sanitária e inserção do estoque previstos na Portaria 3561, e destaca ainda que o trânsito de animais deve ser regular, com emissão de e-GTA acompanhada dos exames necessários entre outros.

Academia equestre - A Acrissul já tem uma parceria preparada para a escola de esportes equestres. Juntamente com a Montana Academia Equestre, irá oferecer aulas de equoterapia, horse pilates, trail, três tambores, seis balizas, ranch sorting, laço comprido, além de outras modalidades.

A Acrissul irá disponibilizar 10 vagas sociais para atender pessoas carentes para equoterapia. As demais serão abertas para o público em geral. “Isso mostra a preocupação da Acrissul pelo lado social além do institucional”, afirma o presidente.

(Com informações da assessoria de imprensa da Acrissul)

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews