Versão OriginalMenu
Da redação | 9 de Novembro de 2017 - 17:51:00

Estado chega a 70% de área plantada de soja para a safra 2017/2018

Região sul é a que tem maior média de área plantada: 80%

Mato Grosso do Sul tem 70% de área plantada de soja, segundo levantamento do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Os dados se referem à última semana e foram divulgados nesta semana pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), na Circular Técnica nº 234.

Desenvolvimento - Em relação ao desenvolvimento das lavouras do estado, os técnicos do projeto Siga MS apuraram informações por região. Ao norte, nos municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e Paraíso das Águas, o clima está favorável e, por isso, o plantio segue normalmente.

No centro do estado, na região de Jaraguari, Bandeirantes, Campo Grande e São Gabriel do Oeste, as chuvas do final de semana passado têm permitido boa evolução da semeadura, realidade que se repete em Maracaju e Sidrolândia.

Já mais ao sul, nos municípios de Glória de Dourados, Vicentina, Dourados, Fátima do Sul e Rio Brilhante, durante os dias visitados pelos técnicos do Siga MS, algumas propriedades pararam o plantio devido à grande quantidade de chuva, mas retornaram o plantio logo em seguida, o que também ocorreu em Naviraí, Juti e Itaquiraí.

Já na região sul-fronteira, nas cidades de Antônio João, Coronel Sapucaia, Amambai e Ponta Porã, o plantio está bem adiantado e em evolução, e produtores relataram que as chuvas são regulares, portanto, satisfatórias.

Porcentagem por região - Com isso, a região sul é a que tem maior média de área plantada: 80%, enquanto a região centro tem 53,4% e, a região norte, 54%. A estimativa de área plantada total até o momento é de 1,704 milhões de hectares. Pode ser considerado que os municípios de Antônio João, Aral Moreira e Laguna Carapã já concluíram a semeadura da safra de soja 2017/2018.

Estimativas - Para a 1ª safra de soja 2017/2018, a estimativa da Aprosoja/MS é que o estado tenha área de 2,5 milhões de hectares e alcance volume de grãos de 8,3 milhões de toneladas e produção total, com produtividade projetada na média de 54,0 sc/ha. Outros dados detalhados por município podem ser conferidos na íntegra, na Circular Técnica disponível na aba SigaWeb, no site da Aprosoja/MS.

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews