Versão OriginalMenu
Da redação | 23 de Maio de 2017 - 18:20:00

Ministério da Agricultura publica normas para treinamento de abate humanitário

Interessados devem procurar a SFA do seu estado para maiores informações

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa n°12, com as normas de credenciamento para treinamento em manejo pré-abate e abate de animais. O treinamento é necessário para obter certificado de aptidão dos responsáveis pelo abate humanitário com fins comerciais.

O abate humanitário é um conjunto de diretrizes técnicas e científicas que garantem o bem-estar do animal, desde o embarque na propriedade até o frigorífico, evitando maus tratos, negligência e reduzindo perdas na cadeia produtiva. Segundo a coordenadora–geral de Agregação de Valor da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor e Cooperativismo (SMC), Charli Ludtke, o objetivo da IN é capacitar entidades para ministrarem cursos de abate humanitário e, dessa forma, manter o monitoramento da qualidade dos treinamentos.

O Mapa espera com isso garantir que o manejo do animal seja correto, para não comprometer a qualidade da carne ao consumidor. O credenciamento de entidades para abate humanitário é exigência da União Européia (UE). A UE é um dos principais compradores dos produtos cárneos do país. Os interessados devem procurar a Superintendência Federal de Agricultura do seu estado para maiores informações.

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews