Versão OriginalMenu
Valdelice Bonifácio | 9 de Junho de 2017 - 15:56:00

Casa de Ensaio clama por apoio da sociedade civil

Evento neste fim de semana quer arrecadar fundos para projeto que completa 21 anos
Crianças e adolescentes ensaiam para apresentações neste fim de semana, sob a supervisão de Laís Dória

As cores e a alegria são visíveis a qualquer visitante que entre na Casa de Ensaio, em Campo Grande.  O local atende cerca de 50 crianças e adolescentes com aulas de teatro e dança, mas poderia receber até 130 alunos. A baixa ocupação se deve à falta de dinheiro. A Casa que está completando 21 anos tem poucas fontes de recursos. A diretoria agora clama para que a sociedade civil ajude na manutenção do local. Neste fim de semana, aliás, está sendo realizado um evento comemorativo para arrecadar fundos e celebrar a sobrevivência do projeto. Nomes como Celito e Gilson Espíndola se apresentarão ao público.

“Não vamos ficar chorando para o poder público. Queremos que a sociedade civil organizada nos ajude a ter sustentabilidade, colaborando através de doações financeiras”, diz a artista e fundadora da Casa de Ensaio Laís Dória. Segundo ela, o local precisa de cerca de R$ 600 mil por mês para se manter aberto e com a ocupação máxima de alunos. Apesar do momento difícil, a artista afirma que está feliz em celebrar 21 anos do projeto. “A Casa sobrevive e resiste por meio da arte educação social e é uma grande emoção festejar esse encontro junto de grandes artistas, amigos da casa e alunos.”

Em 2017, a Casa passou por um processo de transformação que incluiu a eleição de uma nova diretoria e a chegada de um grupo de voluntários que tem ajudado a equipe a manter as atividades em funcionamento. “Queremos homenagear quem sempre nos apoiou e incentivar quem tem auxiliado a manter a casa em movimento”, planeja Laís.

Assim como a professora, os alunos também estão felizes, mas têm consciência de que a com a ajuda da sociedade a Casa poderá receber mais crianças e adolescentes e oferecer mais atividades. “Quando eu entrei, a gente tinha aulas de música, canto, debate de cinema e outras atividades. Hoje, só fazemos teatro e dança”, relata Giovanna Reis, de 12 anos. A garota que está no projeto há três anos diz que a Casa de Ensaio tem sido importante na sua formação pessoal. “Aqui as pessoas te aceitam do jeito que você é. Não existe preconceito. A gente desenvolve uma amizade muito forte”, comenta a adolescente que mora no Bairro Danúbio Azul.

Giovanna Reis soube da Casa de Ensaio ao fazer pesquisas pela internet. Ela própria pediu aos pais que a levassem ao projeto, e foi feita a vontade da garota. Quem também pediu aos pais que a matriculassem na Casa de Ensaio foi Georgia Prado, 11 anos. “Cheguei aqui no ano passado. Eu adoro fazer teatro e dança. A questão da timidez melhorou bastante e fiz muitos amigos. Aqui a gente aprende como tratar o próximo”, detalha.

Assim como Giovanna e Georgia, a maioria dos alunos mora em bairros da periferia da Capital e encontrou na Casa de Ensaio um endereço que permite mais do que desenvolver habilidades artísticas. O projeto proporciona também um exercício diário de cidadania, autoestima e respeito às diferenças. Podem participar crianças entre oito e 17 anos.

Pessoas físicas podem ajudar com doações e até se tornarem um sócio doador. Clique aqui e saiba detalhes. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3384-4843.

Confira a Programação do evento de aniversário:

Dia 9 de junho (sexta-feira):

19h – Documentário da Casa - Sala Cinema.

19h  – Abertura da exposição do artista plástico Galvão Pretto.

20h – Show ‘Ensaio Geral’ com Celito e Gilson Espíndola. Participação de Flávio Figueiredo (percussão), Pedro Espíndola (guitarra) e Maestro Zé Vital (teclado). Sala Teatro.

Investimento Cultural (show): R$25,00.

Dia 10 de junho (sábado):

14h – Cine Casa (exibição e debate dos curta-metragens ‘Couro de Gato’, de Joaquim Pedro de Andrade e ‘Ilha das Flores’, de Jorge Furtado) – Sala Cinema.

16h – Espetáculo ‘Via Vai’ - com a Trupinha da Casa. Direção e concepção: Laís Dória.

16h30 – Espetáculo ‘21 Sonhos’ – com o Corpo da Casa. Coreografia: Agenor (Age).

17h – Homenagem Casa em Movimento

18h - Espetáculo ‘Via Vai’ - com a Trupinha da Casa (2ª sessão)

18h30 - Espetáculo ‘21 Sonhos’ – com o Corpo da Casa (2ª sessão).

Investimento Cultural: pague-quanto-puder.

Serviço:

Evento ‘21 Casa’

Local: Casa de Ensaio (Rua Visconde de Taunay, 203 – esquina com a Avenida Afonso Pena.

Mais informações: www.casadeensaio.org.br.

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews