Versão OriginalMenu
Da redação | 13 de Junho de 2017 - 17:28:00

Viola Caipira sul-mato-grossense pode virar Patrimônio Histórico

Autor de projeto de lei defende popularidade e importância do instrumento

O deputado estadual João Grandão (PT), líder do partido na Casa de Leis, apresentou, na sessão ordinária desta quarta-feira, 7 de junho, o Projeto de Lei 111/2017, que declara como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul a viola caipira sul-mato-grossense.

O projeto determina que o Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), adote as medidas cabíveis para registro do bem artístico e cultural de que trata esta lei, nos termos do decreto 12.686, de 30 de dezembro de 2008. O parlamentar explicou a popularidade e a importância da viola caipira sul-mato-grossense. 

“Nas músicas de vários artistas consagrados as composições, acompanhadas pela viola caipira sul-mato-grossenses, têm pensamento ideológico, com os costumes da região, a natureza que cerca o homem pantaneiro e seu cotidiano. Não podemos deixar de mencionar que as influências das culturas fronteiriças e a pluralidade cultural descendentes das tradições locais fizeram emergir uma maneira diferente de tocar a viola brasileira dentro de Mato Grosso do Sul”, enfatizou João Grandão.

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews