Versão OriginalMenu
Laureano Secundo | 20 de Janeiro de 2018 - 07:00:00

Colheita da soja começa em fevereiro

Enquanto em outros estados produtores já colhem em MS a colheitadeiras serão acionadas no próximo mês
Safra está quase na fase de colheita

Em Mato Grosso do Sul, onde já havia colheita nesse mesmo período do ano passado, os trabalhos devem engrenar somente em fevereiro, devido ao plantio mais tardio. Com aproximadamente 2,6 milhões de hectares cultivados, que na média representam um aumento de 1,8% a Famasul não acredita em nova produção recorde, mas por pouco: são estimados 8,4 milhões de toneladas, contra os 8,53 milhões do ciclo passado.

Mato Grosso do Sul, é o quinto maior produtor de grãos do Brasil, o plantio da soja seguiu até um pouco mais tarde, dia 8 de dezembro, mas foi concluído dentro do cronograma ideal para o estado, o que também sustenta boas previsões quanto ao rendimento das lavouras. “Temos uma estimativa de produtividade que não é baixa: 54 sc/ha. Ela é um pouco menor que a da safra passada, que foi 56 sc/ha, mas está acima da média histórica”, explica o analista de grãos do sistema Famasul, Leonardo Carlotto.

Com o calendário em ordem, a expectativa do coordenador é de que as produtividades fiquem em 55 sacas por hectare, apenas uma saca a menos que na temporada 2016/17, que teve desempenho recorde em praticamente todo o país. “Esse é um número mais seguro, mas, se continuar chovendo bem, pode ser ainda maior, pode chegar a 58 sacas/ha”, confia.

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews