Versão OriginalMenu
Da redação | 16 de Dezembro de 2017 - 16:20:00

Coronel Nunes assume a presidência da CBF interinamente

Nunes já havia assumido o cargo interinamente em 2016
Antônio Carlos está ligado ao futebol desde 1974

O atual presidente da Federação Paraense de Futebol, Carlos Nunes da Lima, conhecido como Coronel Nunes, vai assumir de maneira interina a presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Nunes vai substituir Marco Polo Del Nero, que foi afastado pela FIFA, órgão máximo do futebol internacional, por 90 dias.

Coronel da Polícia Militar, Antônio Carlos está ligado ao futebol desde 1974. Já foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Paysandu e por dois anos foi Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará.

Pelo estatuto da federação, em caso de afastamento do presidente, o critério determinante para a escolha do interino é a idade. Coronel Nunes tem hoje 79 anos, o mais velho entre os quatro atuais vices.

A determinação do afastamento de Marco Polo veio do comitê de ética da FIFA, por conta das investigações. O presidente afastado nega as acusações. Ele é investigado por fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Del Nero não poderá exercer qualquer tipo de atividade ligada ao futebol em níveis nacionais e internacionais durante esse período. A punição pode ainda se estender por mais 45 dias.

Essa mesma investigação, que corre nos Estados Unidos, prendeu o ex-presidente da CBF, José Maria Marín, que cumpre prisão domiciliar em Nova Iorque.

Segundo as investigações do “Caso Fifa”, Del Nero teria recebido mais de US$ 6 milhões em propina.  Em troca, o então presidente beneficiava as empresas com a exclusividade da transmissão de campeonatos como a Copa América, Libertadores da América e a Copa do Brasil.

Por ser investigado em outro país, Del Nero não pode deixar o Brasil desde maio de 2015, quando as investigações começaram. Membros de alto escalão de outras federações sul-americanos também já foram presos por participarem do esquema.

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews