Versão OriginalMenu
Da redação | 11 de Fevereiro de 2018 - 07:00:00

Voluntários realizam ação fraterna na Capital

Crianças e jovens percorrerão bairros da Capital pedindo doações neste domingo

Adultos, jovens e crianças vão percorrer seis bairros da Capital (Mata do Jacinto, Tiradentes, Flamboyant, Arnaldo Figueredo, Estrela do Sul e Maria Aparecida Pedrossian) neste domingo, 11 de fevereiro. Eles levarão uma mensagem espírita e pedindo doações de alimentos e/ou roupas usadas que serão distribuídos durante o evento para comunidades carentes.

A atividade faz parte da Campanha de Fraternidade Auta de Souza, que dá nome a um congresso que está sendo realizado em Campo Grande. Caravaneiros de todo o Brasil e de sete países estão na Uniderp para participar da 62ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza - Promoção Social Espírita.

O evento que começou ontem (10) reúne crianças, jovens e adultos para aprender mais sobre trabalho voluntário e Espiritismo. O congresso, que tem como principal objetivo a formação de trabalhadores voluntários, é realizado há 62 anos cada vez em um local diferente sempre no período do Carnaval.

Na segunda-feira (12) à tarde, os congressistas poderão colocar em prática aquilo que aprenderam nos diversos cursos oferecidos. Os voluntários estarão no centro de Campo Grande, em asilos e núcleos de trabalhos sociais já desenvolvidos na cidade para atuar com crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. 

Serão 16 locais com práticas de atividades com temáticas voltadas para a educação, assistência e promoção social, campanha de combate às drogas e ao alcoolismo e de prevenção ao suicídio e ao aborto. O evento termina na terça-feira (13) pela manhã.

Caravanas - Até o final da manhã deste sábado já tinham chegado 16 ônibus. Mais de 1.800 pessoas de 20 estados do país e 124 cidades se inscreveram no congresso que segue com inscrições abertas até o final do dia. Enquanto cerca de 500 participantes se hospedaram em hotéis de Campo Grande, outros 1.000 estão alojados na própria universidade.

Cursos oferecidos -  A 62ª CONCAFRAS-PSE oferece mais de 140 cursos para os participantes escolherem em diversas áreas de atuação. Entre algumas opções estão temas como “Viver vale a pena, suicídio nunca!”, “Depressão à luz do Espiritismo”, “Alcoolismo”, “Relacionamento conjugal”, “Os exemplos de Jesus na educação dos filhos”, “Trabalho com idosos” e “Trabalho com gestantes”.

Os cursos são ministrados por voluntários especializados de diversas partes do país. Um deles é o médico cardiologista e físico Sérgio Thiesen que vai abordar o tema “Univeso e Vida” esclarecendo muitas perguntas que ainda persistem na mente da humanidade como a criação do mundo e se há vida em outros planetas.

“O diferencial do evento é que também há estudos voltados para crianças e jovens. Os adolescentes de 12 e 13 anos, por exemplo, podem participar de campanhas contra as drogas e o suicídio ou discutir a dependência da internet e dos jogos eletrônicos, enquanto as crianças com mais de seis anos são despertadas para temas como a importância da família e o perigo dos vícios. Também há atividades para bebês e crianças de todas as idades”, explica o Presidente da 62ª CONCAFRAS-PSE, João Carlos Rosa.

“Embora a CONCAFRAS seja dirigida por grupos espíritas, ela tem o cunho ecumênico, já que a caridade não é patente exclusiva de nenhuma religião. Inclusive um dos cursos oferecidos será ministrado pela Irmã Aíla Pinheiro, uma freira que é grande pesquisadora dos textos bíblicos. O congresso vem ao encontro de todos que desejam fazer o bem e se sentir úteis na sociedade”, convida um dos coordenadores da 62ª CONCAFRAS-PSE, Vitor Rojas.

Como participar - São oferecidos aos participantes todas as refeições (café da manhã, almoço e janta), o alojamento no local e um livro sobre o congresso. As inscrições podem ser realizadas no sábado, das 8h às 19h, na Uniderp, na Avenida Ceará, n° 333. O valor é de R$ 140,00 para adultos e R$ 70,00 para crianças. Mais informações pelo site www.concafras.com ou pelo telefone (67) 99257-2211.

Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews